domingo, 15 de maio de 2011

Ser professor

Para ser professor é preciso gostar acima de tudo de estudar e principalmente saber MUITO sobre a matéria que vai lecionar. Essa é a primeira dica para sua aula não ter indisciplina. Também não utilize uma única forma de ensinar, utilize várias estratégias, atividades, tecnologias e principalmente vários teóricos para orientar a sua prática. Ouse nas práticas!
Então, além de estudar a sua matéria estude tudo, desde Educação até Física, Matemática, Biologia, Química, Psicologia, Filosofia, Sociologia, Ensino Religioso, Português, Geografia e, como sou professora de História estude História porque TUDO se relaciona com a História.
Além disso, se você quiser ser professor, precisa gostar de criança, pré-adolescente, adolescente e adulto; se você não gosta de se relacionar com as pessoas não seja professor.
Outra dica é aprender a planejar sua aula, tempo para tarefa, tempo para exposição, tempo para debates (em História é fundamental), tempo para questionar (isso é importantíssimo) e tempo para uma avaliação. E por favor, a tarefa é para ser corrigida e socializada sempre, afinal ela tem como objetivo o estudo e a revisão do que o aluno viu em sala de aula.
Em sala de aula você estará sempre avaliando, avaliando para intervir e mudar, mas você também dará provas, pois as escolas e a sociedade exigem. Elas devem ser adequadas àquilo que você ensinou. Nada de dar uma prova tão difícil que vá fazer o aluno se desinteressar e nem tão fácil porque assim, ele nunca vai estudar a matéria.
Muito do que aprendi foi com a literatura, o cinema e a música, leve-os para sala de aula e estimule uma reflexão sobre eles.
Exija muito de seus alunos, mas não seja agressiva, leve em consideração a condição de vida do aluno, sua história. Dialogue em sala de aula, acompanhe seus alunos, deixe eles se expressarem e dê autonomia a eles.
Lembre-se, a capacidade de conhecer é construída pelo indivíduo, portanto nem o aluno, nem o professor estão prontos; a cada dia nos renovamos e aprendemos.