terça-feira, 24 de novembro de 2009

Redes Sociais e as Atividades Acadêmicas

Almeja-se que o aluno além de aprender o que está sendo ensinado, de construir seu conhecimento, seja um agente de mudança.
A metodologia utilizada em sala de aula não conseguiu permanecer imune as transformações estabelecidas pela Era Tecnológica, uma vez que a dinâmica social e o processo histórico sempre caminham em conjunto com a educação, não sendo possível desvinculá-los. Dessa forma, o professor pode utilizar como ferramenta os novos espaços virtuais e digitais que muitas vezes já fazem parte do cotidiano do aluno.
Para tanto é necessário que o professor estude, planeje, e se prepare para atuar diante de seus alunos tanto em sala de aula quanto fora dela, sendo necessário conhecer tais instrumentos e redes sociais, como e-mail, blog, fórum, chat, twitter, wiki, You Tube, Flickr, Second Life, portais, AVAs, web TV, comunicadores instantâneos (MSN, Talk, Skype). Assim através destas redes sociais, o professor poderá interagir, desafiar, provocar, contagiar e despertar o desejo do aluno, além de oportunizar as trocas de informação e comunicação, o que facilita a pesquisa e a mediação.

Cenário Acadêmico


Sou aquela professora que aprende todos os dias, embora há tantos anos na profissão. Orgulho-me de ser professora e procuro sempre escutar os meus alunos, bem como chegar de bom humor em sala de aula.
Dentro do processo ensino-aprendizagem percebo que oferecer condições para a construção do conhecimento pelo próprio aluno não é assim tão fácil, por isso, gosto de fazer atividades criativas e diferentes, como por exemplo: dramatizações, seminários, debates, discussões, pesquisas, folderes, slides, maquetes, livros e cartazes. Porém, muitas vezes sinto-me atribulada pela falta de tempo e acabo recorrendo somente à metodologia expositiva...
Para que meu desempenho no processo educativo seja aprimorado, busco moldar o meu comportamento em razão das necessidades dos alunos. Hoje, acredito ser essencial estar aberta às novas ferramentas tecnológicas, utilizando-as em função de um melhor planejamento de aulas, consecução dos objetivos a serem atingidos e aproximação do professor com os alunos.