domingo, 6 de setembro de 2009

História e Tecnologia: experiências e escolhas

Nas escolas onde atuo utilizamos a tecnologia como uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, visto que ela motiva os alunos, principalmente nas aulas de História, onde eles passam a fazer descobertas, desenvolver o senso crítico e se ver como sujeitos ativos da História. Deixando para trás aquela velha conotação de que a História estuda apenas um passado remoto.
Ante à tantas inovações tecnológicas e educacionais fez-se necessário incorporá-las ao cotidiano da sala de aula, não sendo mais possível ignorá-las. Sendo assim, em minhas aulas costumo utilizar: filmes, músicas, pesquisas on-line, e-mails, televisão, confecção de slides e filmagens.
Não basta somente utilizarmos as tecnologias, o professor como mediador precisa fazer a ponte entre o conteúdo e a tecnologia utilizada, abrindo espaço para debates e questionamentos, onde os alunos poderão expor suas impressões e construir sua aprendizagem.
Por fim, apesar dos avanços já feitos nas escolas onde trabalho, sinto que ainda utilizo a ferramenta tecnológica de forma precária e irregular, havendo, portanto, muito a progredir.

Um comentário:

  1. Méris,você sempre surpreendendo com sucesso. Continue com este ânimo e brilho em educar sua máteria favorita e saiba que você já entrou para a HISTÓRIA como uma ótima professora.

    ResponderExcluir