O vídeo e a televisão são importantes instrumentos de ensino, pois é através deles que verificamos "como o homem se vê e representa a si mesmo e de que forma recria em imagens o seu mundo." (Meirelles, 1997, p. 114). Estes instrumentos permitem que se explorem novas linguagens, as quais possuem maior relação com os alunos, por estarem presentes no seu cotidiano, tornando os conteúdos mais acessíveis e dinâmicos. Isso possibilita aos alunos maior interesse, atenção e, consequentemente, uma construção efetiva do conhecimento.Ao pesquisar na web encontramos algumas iniciativas interessantes que integram educação, televisão e vídeo.
Dentre as quais o Projeto Lanterninha, que visa a exibição de filmes brasileiros para alunos do ensino médio de escolas públicas de Salvador, tornando a experiência cinematográfica acessível a quem nunca foi ao cinema. Criando assim condições para o desenvolvimento do pensamento critico, o entendimento acerca das diferenças, relacionando os filmes com a realidade que vivem e ligando estes com os conteúdos aprendidos em sala de aula. Além disso, o projeto promove oficinas de capacitação de um grupo de alunos e professores para realização de vídeos e gestão de um cineclube dentro da escola. O projeto desenvolve ainda palestras e debates após a exibição de cada filme.
Link: http://www.projetolanterninha.com.br/main2009/projetos/argumento.aspx
Outra iniciativa valorosa é o Projeto Cinema no Interior que consiste em envolver as comunidades interioranas dos municípios de pequeno e médio porte, com especial atenção aos habitantes residentes na zona rural, comunidades indígenas, remanescentes quilombolas e ribeirinhos. Tendo como objetivo levar o audiovisual a essas comunidades, permitindo-lhes interagir na execução de cada etapa da produção de um vídeo documentário e um livro fotográfico, com foco no desenvolvimento histórico local, suas principais riquezas culturais e naturais.
Link: http://www.cinemanointerior.com.br/
No que se refere à televisão, interessante mencionar o Projeto Tecnologias, Educação e a Criticidade diante dos Meios de Comunicação, pois neste trabalho foi evidenciado o papel relevante que as telenovelas brasileiras vêm desenvolvendo no âmbito educacional, principalmente na alfabetização de jovens e adultos. Além de abrir caminhos para o diálogo de temas polêmicos e atuais e de desenvolver uma consciência crítica quanto aos meios de comunicação. A idéia do projeto surgiu ante a observação de que os alunos do Programa Alfabetização Solidária, do Município de Serra Preta – BA, no período de março a junho de 2005, faltavam muitas aulas ou pediam para sair mais cedo para assistirem a novela Senhora do Destino exibida pela Rede Globo. Assim os professores passaram a exibir para os alunos os capítulos da novela, abrindo-se espaço para o debate, o que possibilitou a reflexão de vários temas. Entre eles podem ser citados: a migração e imigração, a imagem da mulher nordestina, gravidez na adolescência, drogas, o papel de subservância dos negros nas novelas, as diferenças regionais, as paisagens e os climas. O que resultou numa maior aquisição do conhecimento, diminuindo consideravelmente o número de alunos faltantes.
Link:http://www.cereja.org.br/pdf/semana/Tecnologias_educacao_e_a_criticidade_Angela_MOCSilva_Antonilma.pdf
Mais sobre o assunto:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/desafio.htm
http://www.ufscar.br/~ppge/metod/resumos/metodologia/2000mest-metod_morassutti.pdf
http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/viewFile/4922/4737
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2625922.xml&template=3898.dwt&edition=12961§ion=213
Oi Méris,
ResponderExcluirgostei do blog, vou ficar assídua rsrs.
Bjcas, Eliane